Quem são os Veterinários Sem Fronteiras?

Picture
Os Veterinários Sem Fronteiras (VSF) são uma Organização Internacional fundada em 1987. É constituída por Organizações Não Governamentais (ONGs) presentes em diversos países europeus.
Desde a sua fundação e em colaboração com organizações como a Comunidade Europeia, Unicef, ONU, Oxfam, e diversas ONGs Europeias e locais, os VSF desenvolveram e continuam a desenvolver actividade em dezenas de Países, em todos os Continentes.
Os Veterinários Sem Fronteiras não têm fins lucrativos. Os seus múltiplos projectos de Cooperação e Desenvolvimento foram e são possíveis através do voluntariado, contribuições de associados, patrocínios, e apoio por parte de outras entidades nacionais e internacionais.


O que são os VSF Portugal?

Em 2006, um grupo de médicos veterinários portugueses decidiu seguir o exemplo dos seus colegas europeus e levou à prática a criação da Associação Veterinários sem Fronteiras - Portugal.

Como actuam os VSF?

Os VSF acreditam que o Médico Veterinário tem um papel fundamental no combate à Pobreza, na melhoria das condições de vida nos países mais desfavorecidos e no alcançar de um Desenvolvimento Sustentável.

Cerca de um terço da população mundial vive em condições de Pobreza, sendo que 70% depende da Agricultura. Em muitos países a guerra, catástrofes naturais, o sub-desenvolvimento destroiem ou impossibilitam a formação de médicos veterinários, a regular distribuição de fármacos, a eficiência de redes nacionais de Saúde Pública.

O Médico Veterinário é um elemento fundamental na defesa da Saúde Pública, na promoção da Saúde e Produção Animal e na defesa do Meio Ambiente.  Com projectos no terreno em dezenas de países, ou simples partilha de conhecimentos,  os VSF contribuem decisivamente para a melhoria das condições de vida de milhares de pessoas.

O Aumento da população mundial, a necessidade de Desenvolvimento ou simples subsistência em países do 3º Mundo cria pressões agressivas sobre o Meio Ambiente.

A Intervenção do médico veterinário, com consequente racionalização e optimização de recursos minimiza este impacto, pode sensibilizar as populações, ou mesmo intervir directamente para salvar espécies em extinção.

Por fim, a Industrialização implica muitas vezes a perda de conhecimentos ancestrais no maneio e tratamento de animais. Os VSF recolhem, tratam e publicam essa informação.

Porquê em Portugal?

Como portugueses temos o privilégio de partilhar uma Língua e uma História com milhões de outros seres humanos. Essa proximidade torna-nos interlocutores priveligiados na transmissão e recolha de conhecimentos.

A História evidencia que a Medicina Veterinária Portuguesa se enraiza para além das nossas fronteiras, noutros países e noutras culturas.

Objectivos

A VSF-Portugal tem como objectivos:
  1. Providenciar apoio veterinário às populações mais necessitadas dos países em vias de desenvolvimento, contribuindo para a melhoria da saúde animal e da saúde humana através da prevenção das zoonoses e da valorização qualitativa e quantitativa dos produtos de origem animal.
  2. Participar em projectos de formação e investigação e na transmissão de conhecimentos técnicos nas áreas da produção, saúde e bem-estar animal, medicina preventiva e saúde pública veterinária.
  3. Contribuir para a promoção da consciência solidária entre países industrializados e países em vias de desenvolvimento, tendente à construção de uma ordem económica e social mais justa, sem perder de vista o respeito pela cultura e leis locais.
  4. Manter relações de parceria e colaboração com as associações públicas ou privadas que persigam os mesmos objectivos que a VSF-Portugal, nomeadamente as de outros países que integram o projecto conhecido internacionalmente como Veterinários sem Fronteiras.
  5. Assegurar que nas actividades da VSF-Portugal a população local seja estimulada a participar na concepção e na realização de projectos, bem como na tomada de decisões, numa perspectiva de respeito pela cultura e leis locais.

Que actividades se podem desenvolver no futuro?

  • Sensibilizar Estudantes, Médicos Veterinários e a Sociedade em Geral para a importância da Medicina Veterinária para um Desenvolvimento Sustentável, Redução da Pobreza e melhoria das condições de Vida da População Mundial.
  • Promover e Dinamizar a aquisição de experiência profissional para Docentes, Estudantes e Médicos Veterinários em países em vias de desenvolvimento.
  • Funcionar como veículo para uma contribuição directa dos VSF-Portugal na melhoria  das Condições de Vida em países e comunidades mais desfavorecidas.
  • Contribuir para o enriquecimento e globalização das actividades da profissão médico-veterinária através da recolha de informação, material de estudo e novas experiências resultantes das actividades desenvolvidas.
  • Prestar serviços de consultoria técnico-científica especializada a organizações humanitárias e/ou locais, que actuem em países em vias de desenvolvimento.