Cabo Verde, 2006

A Associação BA solicitou-nos ajuda na indicação de voluntários para uma missão de um mês na Cidade da Praia.  Contactada a nossa “mailing list” a Gisela Pereira respondeu indicando a sua disponibilidade,  tendo sido integrada na referida missão.

Relato de Gisela

Eis o relato da Gisela referente à sua experiência na Cidade da Praia.
Gisela nos “Bons Amigos” na cidade da Praia

O avião chegou já noite cerrada, e não tinha a mínima ideia de como era a cidade, pelo que de manhã, quando fui à janela, foi uma surpresa ver assim à luz do dia as casas que se amontoam desordenadas pelos bairros, as crianças de bata azul a caminho da escola, as mulheres com os alguidares de fruta para vender no mercado, as acácias rubras, a poeira e os cães, tantos, tantos cães, que toda a noite latiram.

Ponta d’Água fica no alto de um morro (daí a vista fabulosa sobre a cidade) e é um dos muitos bairros periféricos da Praia. Comum a todos são os cachorros presos no terraço por cima das casas (quando têm dono), ou simplesmente a deambular pela rua.

A Associação Bons Amigos desenvolve há 6 anos acções de Saúde Pública em 3 bairros da periferia. O trabalho diário passa essencialmente pela esterilizações de cães e cadelas, mas desde manhã cedo até o sol se pôr, a “sala de espera” está cheia de crianças com animais para consultar, desparasitar, salvar de um acidente...ou apenas para satisfazer a curiosidade acerca dos veterinários que passam um mês por ano lá no bairro.

Em termos de aprendizagem, foram 4 semanas de “aulas intensivas”, sem folgas nem horário, a trabalhar muito com poucos meios. Mas mais importante foi a experiência humana e social, a inculturação, o conhecimento e a vivência de uma maneira de estar tão particular.



Leave a Reply.